Sétima Cimeira União Africana - União Europeia reforça parceria estratégica e mecanismos de cooperação
A Sétima Cimeira União Africana - União Europeia, que se realiza em Luanda nos dias 24 e 25 de Novembro, sob o lema "Promovendo a paz e prosperidade por meio do multilateralismo eficaz", marca um novo capítulo na relação entre as duas organizações, que procuram fortalecer a parceria assente no desenvolvimento sustentável, segurança regional e modernização económica.
Após mais de duas décadas de diálogo multilateral, iniciadas na Primeira Cimeira de 2000, a Cimeira reafirma os compromissos políticos e económicos que têm guiado as cimeiras anteriores, incluindo investimentos, mobilidade e cooperação em paz e segurança.
Nesta edição, os líderes, investidores, empresários, académicos, profissionais de media e não só, essencialmente europeus e africanos definiram como prioridades o apoio à industrialização do continente africano, a expansão das energias renováveis, o reforço das capacidades de defesa e a promoção de oportunidades para a juventude.
A UE anunciou a intenção de ampliar iniciativas do programa Global Gateway, destinadas a financiar infraestruturas estratégicas em África, da digitalização ao transporte e energia.
Para as duas organizações, os benefícios são claros: África ganha maior acesso a financiamento, tecnologia e mercados internacionais, enquanto a Europa reforça a cooperação em matérias-primas críticas, migração legal e estabilidade geopolítica. A cimeira sublinha também a necessidade de desenvolver mecanismos conjuntos de combate ao terrorismo, mudanças climáticas e crises de saúde pública.
Com uma agenda renovada e objectivos ambiciosos, a Sétima Cimeira União Africana e União Europeia, busca reafirmar a visão de uma parceria mais equilibrada e orientada para resultados concretos, consolidando os laços históricos e projectando um futuro de crescimento partilhado e de melhoria das condiçõesde vida das populações dos dois continentes.
-
Sétima Cimeira União Africana - União Europeia reforça parceria estratégica e mecanismos de cooperação