O Presidente da República, João Lourenço, mantém, hoje, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, um encontro com a homóloga da República da Índia, Droupadi Murmu, no quadro da visita de Estado de cinco dias da líder indiana, de reforço da cooperação entre os dois países.
Desde ontem à noite em Luanda, onde foi recebida no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, a Chefe de Estado da Índia é recebida na Cidade Alta com Honras Militares e 21 Salvas de Canhão, antes de depositar, ainda hoje, uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.
O programa da visita de Droupadi Murmu inscreve, ainda, uma deslocação, amanhã, à Assembleia Nacional, onde, por ocasião da sua visita, acontece uma Sessão Extraordinária com os deputados angolanos.
A Presidente indiana constata, ainda, a realidade do Museu de História Militar e participa nos festejos do 50.° aniversário da Independência Nacional.
A República da Índia é dos mais populosos do mundo, o sétimo maior em área geográfica com uma costa de 7 517 km de extensão.O país faz fronteira com Paquistão a Oeste; a China, Nepal e Butão ao Norte e Bangladesh e Mianmar a Leste.
A Índia, com um Produto Interno Bruto nominal estimado em 2,090 triliões de dólares, ocupa o 7.º lugar na lista das maiores economias do mundo por PIB nominal, enquanto a sua paridade de poder de compra calculada em 2011 em 4,4 triliões de dólares é a terceira maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América e da China.