• ONU reconhece papel de João Lourenço na promoção da agenda africana


    A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, no domingo, o papel do Presidente João Lourenço na promoção da agenda africana no plano internacional e na procura de soluções pacíficas para os conflitos em África.

    O reconhecimento foi manifestado pelo Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe do Escritório das Nações Unidas junto da União Africana, Parfait Onanga-Anyanga, durante um encontro que manteve com o Representante Permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Miguel Bembe.

    Parfait, que enalteceu a 3.ª Cimeira de Luanda sobre o Financiamento para o Desenvolvimento das Infra-Estruturas em África, afirmou que as Nações Unidas acompanharam com entusiasmo a determinação de Angola em relação à normalização da situação na região dos Grandes Lagos, com destaque para o leste da RDC, Sudão, Sudão do Sul e para a região do Sahel.

    Por sua vez, Miguel Bembe garantiu que Angola continuaria activa nos assuntos africanos e globais, bem como na defesa do multilateralismo, como uma das prioridades da sua política externa.

    O diplomata angolano realizou, igualmente, uma reunião de trabalho com Sua Excelência Sinikka Antila, Embaixadora da Finlândia na Etiópia e Representante Permanente junto da UA, com foco no reforço das relações de cooperação entre Angola e Finlândia nos domínios bilaterais e multilaterais.