• Nimi a Simbi manifesta satisfação com distinção de Holden Roberto


    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, em audiência, no Palácio da Cidade Alta, o líder da FNLA, Nimi a Simbi, que aproveitou a ocasião para, entre outros assuntos, expressar satisfação pelo anúncio da condecoração de Holden Roberto, um dos signatários do Acordo de Alvor, com a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.

    À saída do encontro, Nimi a Simbi avançou aos jornalistas que a decisão de condecorar o fundador da FNLA, um dos partidos na oposição em Angola, foi recebida como uma boa notícia no seio do partido.

    "É uma boa informação. Holden Roberto contribuiu, fortemente, para a Independência de Angola", recordou o presidente do partido dos "Irmãos". Nimi a Simbi disse ter abordado, também, com o Presidente João Lourenço, aspectos ligados à situação política prevalecente no país.

    O Presidente da República anunciou que vai condecorar os signatários do Acordo de Alvor, no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, durante a mensagem sobre o estado da Nação, feita por ocasião da reunião solene de abertura do ano parlamentar da 4.ª sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional.

    O Acordo de Alvor foi um instrumento jurídico assinado, em Janeiro de 1975, em Alvor, no Algarve, entre o Governo português e os principais movimentos de libertação de Angola, designadamente, MPLA, FNLA e UNITA, representados pelos líderes António Agostinho Neto, Holden Roberto e Jonas Savimbi, respectivamente.

    O Acordo foi estabelecido com o propósito de equilibrar o poder entre os três movimentos, após a obtenção da Independência Nacional.