O reforço do alinhamento dos mecanismos de comunicação e coordenação com vista a eficácia da intervenção angolana na Organização Marítima Internacional ( OMI ) esteve hoje, 01/10/2025, na ordem do dia do encontro entre a Embaixada de Angola no Reino Unido e a Agência Marítima Nacional de Angola.
O Embaixador José Patrício e a sua equipa foram recebidos pela Presidente do Conselho de Administração da Agência Marítima Nacional, Anisabel de Campos Veríssimo e Costa , na sua sede no Porto de Luanda , com quem abordaram temas ligados à cooperação e articulação entre a Embaixada e a agência, no quadro da representatividade de Angola junto da OMI.
Tendo igualmente como pano de fundo a Assembleia Geral Anual da OMI, a realizar-se em novembro próximo, a reunião realizada nas instalações da agência, permitiu ainda definir estratégias conjuntas que associam os objectivos nacionais aos instrumentos diplomáticos necessários para a sua concretização, consolidando, desta forma, o papel de Angola no seio da Organização Marítima Internacional.
Angola é membro da OMI, organização fundada em 1958, com sede em Londres. A OMI é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas responsável pela regulamentação do transporte marítimo.