O Chefe de Estado angolano e Presidente da União Africana, João Lourenço, é aguardado ao princípio da noite de hoje, em Bruxelas, capital do Reino da Bélgica, onde participa, amanhã, na 2.ª edição do Fórum Global Gateway.
De acordo com informações avançadas, ontem, pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, participam, também, no evento, organizado pela União Europeia, vários outros Chefes de Estado e de Governo, representantes do sector privado e da sociedade civil, devendo focar-se em parcerias sustentáveis e conectividade estratégica.
No Fórum, segundo dados da Presidência da República, o Chefe de Estado angolano vai discursar em nome da União Africana, ao lado de outros protagonistas da política internacional, como é o caso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que vai proceder à abertura do evento.
O Fórum da União Europeia, disse Luís Fernando, promove, no essencial, a estratégia da União Europeia para impulsionar migrações com outras geografias do mundo, visando a expansão e o reforço de domínios estratégicos, como os sistemas de saúde dos países, a educação, a investigação, a energia e o digital.
“O Global Gateway é um caminho que a União Europeia, enquanto bloco, procura seguir, através do estabelecimento de parcerias com outras plataformas existentes ao redor do mundo, perseguindo como fim último o desenvolvimento e o progresso em todo o mundo”, acrescentou o porta-voz da Presidência da República.
De acordo com informações disponibilizadas pela organização, o mediático Fórum representa uma estratégia da União Europeia para impulsionar conexões inteligentes, limpas e seguras nos sectores Digital, de Energia e Transporte e para fortalecer os sistemas de saúde, educação e pesquisa em todo o mundo.
O projecto está alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas e seus objectivos de desenvolvimento sustentável, bem como com o Acordo de Paris sobre o clima, prevendo angariar até 300 biliões de euros em investimentos.Dois eventos paralelos antecederam, ontem, a realização do evento, nomeadamente o Comité Director do Corredor Índia - Médio Oriente - Europa (IMEC), e a 3.ª Conferência Global União Europeia - Caribe sobre Sargaço.
Os dois eventos paralelos ao Fórum Global Gateway entre os signatários do IMEC impulsionam o planeamento do Corredor, desde o mapeamento de iniciativas até à preparação de estudos de viabilidade, e o trabalho de finalização de uma estrutura de governança.
A 3.ª Conferência, organizada sob o tema “Além da Maré: abordagens práticas para a resposta ao Sargaço”, incide sobre um acompanhamento pragmático aos esforços contínuos para criar cadeias de valor sustentáveis, no âmbito da estratégia Global Gateway, e dará um impulso às abordagens e operações em termos estratégicos e financeiros.
O Fórum Global Gateway propõe-se, ainda, discutir questões como hidrogénio verde, matérias-primas essenciais e corredores de transporte, com foco em cadeias de valor sustentáveis, desenvolvimento de infra-estruturas e produção sustentável e responsável.