Crianças das 21 províncias visitam Centro de Ciência de Luanda e Museu da Moeda
Um total de 200 crianças, com idades entre 8 e 14 anos, oriundas das 21 províncias de Angola, participaram, esta quarta-feira, 17 de Dezembro, numa jornada educativa e cultural em Luanda, que incluiu visitas ao Centro de Ciência de Luanda (CCL) e ao Museu da Moeda, acompanhadas pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
A iniciativa insere-se no programa de preparação da tradicional Festa de Natal da “Roda do Amor”, que assinala a sua 9.ª edição enquadrada nas comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional.
A actividade teve como objectivo proporcionar um momento de aprendizagem, convívio e inclusão, reunindo crianças de todo o país num ambiente de partilha, descoberta e valorização do conhecimento.
No Centro de Ciência de Luanda, os participantes percorreram um circuito, concebido de forma simples e acessível, que permitiu um contacto directo com o universo científico através de experiências interactivas e lúdicas.
Um dos pontos altos da visita foi a sessão no planetário, que levou as crianças ao mundo da astrofísica, bem como ao espaço dedicado aos dinossauros, através de uma viagem à era mesozóica que despertou a curiosidade e o entusiasmo dos mais novos.
No Museu da Moeda, as crianças conheceram a origem do kwanza, a evolução da moeda nacional e o seu significado enquanto símbolo de soberania.
Num gesto de proximidade, a Primeira-Dama sentou-se ao lado das crianças para a leitura conjunta do livro de educação financeira “Kanito”, escrito para crianças.
O percurso pelo museu incluiu ainda a visita à vitrina das moedas metálicas, com destaque para as primeiras emissões e peças em zinco, a passagem por espaços emblemáticos do edifício do Banco Nacional de Angola (BNA),
nomeadamente a antiga caixa, o cofre mais antigo e a sala do cofre-burra do século XXI, com ilustrações sobre a evolução do sistema financeiro nacional.
As crianças, participantes da jornada educativa e cultural com a Primeira- Dama da República são de vários centros de acolhimento, designadamente Kuzola, Remar, Horizonte Azul, Luther Rescova, Criança Feliz, Arnaldo Jansen, Santa Isabel e Dom Bosco. A maioria visitou o Centro de Ciência de Luanda e o Museu da Moeda pela primeira vez.
A jornada, decorrida num ambiente de inclusão e igualdade, terminou com uma fotografia de família no emblemático espaço “I Love Luanda”, e marcou o encerramento do primeiro dia de aprendizagem e convívio, inserido no programa da 9.ª edição do Natal da Roda do Amor.
Esta edição, além de estar integrada nas comemorações dos 50 anos de Independência de Angola, pretende promover os 11 Compromissos da Criança e os valores da Roda do Amor - responsabilidade, respeito, compaixão, solidariedade, disciplina,
tolerância, perdão, paz, partilha, união, colaboração, amizade, alegria e harmonia - através de actividades que valorizam o direito ao desenvolvimento integral, à saúde e ao bem-estar, num ambiente festivo que une o espírito do Natal à cidadania activa.