• Embaixador José Patrício convidado na cerimónia de fim de ofício do Director da Chatham House/África


    Londres, 17/07/2025- Alex Vines despediu-se esta quinta-feira, 17 de Julho, do cargo de Director para África da Chatham House , numa cerimónia em que apresentou aos diplomatas africanos o Embaixador José Patricio, recentemente chegado à Londres , com quem interagiu no passado, quando o actual Chefe da Missão Diplomática desempenhou as funções de Presidente da British Petroleum -Angola.

    Alex Vines realçou ao corpo diplomático e aos empresários presentes o notável contributo do Embaixador José Patrício para o reconhecimento de Angola pelos Estados Unidos da America em 1993, e o consequente estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países .

    Destacou a troca de impressões com o diplomata angolano sobre o bom nível vigente das relações entre Angola e o Reino Unido, particularmente, na vertente económica.

    “ Angola fica marcada no meu coração, pois trabalhei naquele país pela British Council e mesmo aqui em Londres acompanhei com particular interesse os desenvolvimentos políticos e económicos da nação “, disse .

    Durante a recepção de confraternização nos jardins da Chatham House, o Decano dos Embaixadores Africanos no Reino Unido, Christian Katsande, destacou o valioso contributo e a experiência de Alex Vines no reforço das relações entre África e a Grã-Bretanha baseadas numa cooperação mutuamente vantajosa.

    Depois de 23 anos como Director para África da Chatham House, Alex Vines vai ser substituído pela cidadã britânica de origem eritreia, Tighisti Amare.

    Chatham House é um think tank independente também conhecido como Instituto Real para Assuntos Internacionais, com sede em Londres, focado em análises e debates sobre assuntos internacionais e visa promover uma melhor compreensão de questões políticas globais e facilitar o diálogo entre governos, sector privado e sociedade civil.