• PELA PRIMEIRA VEZ NO SECTOR PÚBLICO


    Complexo Hospitalar “Pedalé” vai realizar exames de imagem com tecnologia avançada
    Pela primeira vez, o sector público realizará exames de ressonância magnética de 3 Tesla, uma tecnologia moderna que permite um campo magnético mais potente, com diagnóstico mais preciso nas áreas da ortopedia, neurologia e oncologia, informou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, esta terça-feira, em Luanda.

    Estes serviços vão estar disponíveis no Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé”, a ser inaugurado brevemente.

    As obras de construção desta infra-estrutura estão executadas a 95 por cento e foram visitas pelo Presidente da República, João Lourenço, esta terça-feira, 12 de Agosto, para constatação dos trabalhos em curso.

    É a terceira vez que o Chefe de Estado visita o local, facto que demonstra a sua preocupação com a celeridade da empreitada para colocar à disposição dos angolanos um hospital de referência, diferenciado e equipado com tecnologia moderna de diagnóstico e tratamento de doenças de elevada complexidade.

    A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, fez saber, à margem da visita, que o Complexo terá como novidade um laboratório de histocompatibilidade, para garantir a precisão de compatibilidade necessária no transplante de órgãos.

    De acordo com Sílvia Lutucuta, a infra-estrutura vai atender a linha verde do Acidente Vascular Cerebral, para dar resposta rápida e aumentar as possibilidades de recuperação do paciente.

    Uma atenção especial, segundo a ministra, será prestada à área materno-infantil, com o atendimento a grávidas que apresentem um quadro clínico complexo.

    Durante a visita, o Chefe de Estado recebeu do empreiteiro explicações pormenorizadas sobre a evolução dos trabalhos e percorreu extensas áreas da infra-estrutura, para maior conhecimento de todo o processo de construção de um dos mais sofisticados hospitais do país.