Um grupo de quarenta e quatro (44) peregrinos angolanos, em missão de carácter religioso e cultural, desembarcou, na tarde desta quarta-feira, 18 de Junho, em Luanda, provenientes do Estado de Israel, após terem ficado temporariamente impedidos de regressar ao país na sequência da intensificação do clima de instabilidade no Médio Oriente, refere uma nota de imprensa do Ministerio das Relações Exteriores ( MIREX).
A delegação encabeçada pela apóstola Ernestina Matias foi recebida na sala protocolar do Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro” por Sua Excelência Domingos Custódio Vieira Lopes, Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, que testemunhou o desfecho positivo do processo diplomático.
Ao falar à imprensa, o Secretário de Estado declarou que o Ministério das Relações Exteriores acompanhou, com atenção redobrada, todo o percurso dos cidadãos nacionais desde a sua saída de Israel, passando pelo Egipto e pela Etiópia, até à chegada ao território nacional.
Referiu também, que a operação realizou-se em estreita coordenação com as Embaixadas da República de Angola acreditadas no Egipto e na Etiópia, cujas intervenções foram determinantes para a concretização do processo.
Outrossim, o diplomata enfatizou o papel fundamental desempenhado pelo MIREX e pelas representações diplomáticos angolanos, cuja actuação permitiu garantir assistência consular aos peregrinos ao longo de todas as etapas da operação.
Desde o desenvolvimento da actual conjuntura de tensão no Médio Oriente, o Governo angolano, por via do Ministério das Relações Exteriores e da missão diplomática angolana em Tel Aviv, accionou os mecanismos de protecção consular, acompanhou com atenção a evolução da situação no terreno e prestou apoio directo aos cidadãos afectados, em estreita coordenação com as autoridades israelitas.
O regresso dos peregrinos materializou o êxito das diligências diplomáticas e operacionais levadas a cabo pelas autoridades nacionais, num quadro de cooperação internacional e resposta célere face a situação de emergência