• DECLARAÇÃO À IMPRENSA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNAME, LUONG CUONG


    “ Sua Excelência Senhor João Lourenço, Presidente da República de Angola;

    Distintos representantes da imprensa angolana, vietnamita e internacional;

    É com grande honra e sincera gratidão que agradeço a calorosa, solene e fraterna recepção que vossa Excelência, os dirigentes e o povo angolano dispensaram a mim, minha esposa e à delegação de alto nível do Vietname.

    Por ocasião desta visita de Estado, tive hoje o privilégio de manter um contacto com o Senhor Presidente, no qual trocámos opiniões de forma abrangente e alcançámos amplo consenso sobre as orientações estratégicas para inaugurar uma nova fase de cooperação entre os nossos países.

    No domínio político, reafirmámos o firme compromisso de continuar a cultivar esta relação de amizade e solidariedade entre os nossos países, promovendo o apoio mútuo para desenvolvimento em prol da prosperidade do nosso povo, paz e estabilidade global.

    As duas partes acordaram manter intercâmbios regulares de alto nível através de todos os canais disponíveis, cooperar na implementação eficaz no mecanismo existente e considerar a criação de subcomissões técnicas nos domínios de interesse comum.

    No plano económico, com base no elevado potencial de complementariedade e nas novas dinâmicas de crescimento em ambos os países, acordámos em facilitar o acesso recíproco de produtos, com vantagens comparativas, aos respectivos mercados, e combinámos promover oportunidades de desenvolvimento e criar um ambiente favorável à participação das empresas dos dois países nos projectos nas áreas da Agricultura, Petróleo, Tecnologia e Formação, entre outras.

    Além de continuar a fortalecer a cooperação tradicional na Educação e Formação, Saúde e Agricultura, as duas partes manifestaram interesse em ampliar a parceria em domínios como Defesa, Tecnologia e Formação, Ciência e Tecnologia, Transição Digital e Transição Verde.

    Acordámos em intensificar a coordenação e partilhar posições nos planos regionais e internacionais, em fóruns como a União Africana, a ASEAN, as Nações Unidas, e Movimentos dos Não-Alinhados.

    Reiterámos o apoio de soluções pacíficas diferentes, com base no respeito ao direito internacional e à Carta das Nações Unidas, rejeitando a ameaça do uso da força.

    O Vietname valoriza o papel de Angola como Presidente da União Africana em 2025, bem como as suas iniciativas destinadas a promover a paz, segurança e estabilidade do continente africano.

    Aproveitámos a ocasião para solicitar a contínua atenção de Angola no sentido de garantir a segurança, criar condições favoráveis e assegurar um ambiente estável para a comunidade vietnamita e as empresas do Vietname que vivem, trabalham e investem em Angola.

    Saudámos a assinatura, nesta visita, de diversos instrumentos de cooperação entre ministérios, em áreas como Segurança, Justiça, Comunicação, Comércio, Petróleo, entre outras, e saudámos igualmente os resultados positivos obtidos nas reuniões bilaterais entre os respectivos ministros.

    Exortámos os ministros e entidades competentes a implementar, com prontidão, os acordos firmados e as orientações estratégicas definidas por sua Excelência Senhor Presidente e por mim, com vista a aprofundar ainda mais a parceria, desenvolver e transformar a relação Vietname-Angola num modelo exemplar de cooperação Sul-Sul, ao serviço do interesse e benefício de nossos povos.

    Muito obrigado!