• Conselheiro apresenta no Brasil Diplomacia Digital como solução para promoção da imagem de Angola


    O Conselheiro de Imprensa, António de Sousa Simbo, apresentou nesta segunda-feira, 8/09 em Salvador da Bahia (Brasil), o seu livro “Diplomacia Digital - uma Solução para Promoção da Imagem de Angola”.

    Numa iniciativa e convite da Casa de Angola na Bahia, o autor passou a visão estratégica sobre a aplicação das práticas diplomáticas digitais a historiadores, agentes diplomáticos, estudantes e académicos.

    Nesta obra, António de Sousa Simbo analisa como as novas tecnologias de comunicação, as redes sociais e as plataformas digitais têm transformado as relações diplomáticas, abrindo novas oportunidades para Angola projectar a sua cultura, economia e potencial estratégico para o mundo, exercendo, deste modo, o soft power.

    O diplomata destacou no acto de apresentação que “o livro traz contributos para a consolidação da Marca Angola/ Marca País, um novo conceito das relações internacionais - Nation Branding- entendido como gestão estratégica da imagem de um país, aplicando técnicas de marketing a nações para moldar percepções e influenciar o público-alvo global, atraindo turistas, investidores e facilitando o comércio.

    O objectivo é criar uma identidade nacional forte e positiva, o que envolve não só campanhas de marketing, mas também a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a contribuição para o bem-estar global, transformando o país numa marca valiosa e influente”.

    O diplomata explicou também que trouxe no livro reflexões, exemplos práticos e propostas concretas para que o país possa fortalecer a sua presença digital, ampliar a sua visibilidade global e o seu soft power que engloba a sua cultura, turismo e a sua diplomacia preventiva com grande impacto na resolução de conflitos em África.

    António de Sousa Simbo depositou exemplares do seu livro sobre Diplomacia Digital na biblioteca da Casa de Angola na Bahia e foi convidado a apresentar a obra noutras cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro.

    Actualmente a servir como Conselheiro de Imprensa e Cultura da Embaixada de Angola no Reino Unido, António de Sousa, quadro da Rádio Nacional de Angola, exerceu jornalismo durante mais de 30 anos. É licenciado em Relações Internacionais e tem uma pós-graduação em gestão de negócios e é também formado em letras modernas (linguística em língua inglesa).

    Antes de entrar para diplomacia, exerceu o cargo de Director Nacional de Informação no Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).