Está oficialmente anunciado o aguardado concurso cultural que homenageia a beleza, o talento e a rica herança cultural das jovens mulheres dos países africanos de língua portuguesa (PALOP), residentes no Reino Unido. O evento principal terá lugar no dia 27 de setembro de 2025, em Londres, e promete ser uma celebração vibrante da diversidade africana no seio da diáspora lusófona.
Com foco na valorização da identidade cultural e no empoderamento feminino, o concurso reunirá participantes de Angola, e de outros paises membros dos PALOP. Além do desfile de beleza, o evento contará com apresentações culturais, talentos artísticos, e uma forte componente educativa e comunitária.
“Este evento vai além de um concurso de beleza. É uma plataforma para amplificar vozes, promover a cultura e reforçar o orgulho identitário das nossas jovens na diáspora”, afirma Guenes Silva, CEO da organização.
A directora do evento, Lilian Furtado, no encontro que teve com a Srª Cônsul Geral de Angola no Reino Unido, Luzia Maria Dias dos Santos e com o Sr. Vice Cônsul para as comunidades, Alberto França, disse que levou a preocupação de oferecer uma experiência transformadora para cada participante, celebrando quem são, de onde vêm e o futuro que podem construir.
A iniciativa é organizada com o apoio da comunidade PALOP no Reino Unido, e conta com a gestão administrativa de Lenire Pereira, garantindo que todos os aspectos logísticos e organizacionais vão responder os mais altos padrões de qualidade .
A organização promete divulgar em breve mais detalhes sobre o local, ingressos, jurados e formas de participação e patrocínio.