• Comunidade Angolana no Reino Unido celebra o seu Dia em Newcastle e Londres


    Está tudo a postos para a celebração, com grande entusiasmo, do 27 de Junho, Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido, uma data de especial significado para os angolanos residentes na diáspora.

    A celebração deste ano será realizada em duas cidades, reflectindo a crescente participação e organização da comunidade a nível nacional.

    O primeiro momento da celebração terá lugar na cidade de Newcastle, no dia 29 de Junho de 2025, com um evento comunitário que reunirá angolanos do norte da Inglaterra e Escócia, onde haverá uma feira gastronómica. O evento contará com a presença do Presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido, José Gomes (Utola) e de diplomatas e funcionários do Consulado Geral angolano em Londres.

    Já o acto central da celebração acontecerá em Londres, no dia 12 de Julho de 2025, no estádio de New River, em Haringey.

    Por que celebra-se este dia?

    O Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido é um momento de afirmação da identidade cultural, de promoção da união entre os angolanos na diáspora e de valorização do contributo da comunidade no contexto britânico.

    Mais do que uma festa, trata-se de um espaço de encontro, diálogo e fortalecimento dos laços entre os angolanos, bem como entre estes e o país de origem.

    A data promove também o envolvimento da diáspora no desenvolvimento de Angola, incentivando iniciativas que liguem os angolanos do exterior às suas raízes culturais, sociais e económicas.

    Convidados e programa de actividades

    Este ano, o festival contará com a presença de várias figuras importantes da comunidade angolana, incluindo líderes associativos, empresários, artistas, académicos, representantes religiosos e agentes culturais. Entre os convidados especiais estão também diplomatas da Embaixada de Angola no Reino Unido, autoridades locais britânicas, e membros de comunidades africanas parceiras.

    O evento central em Londres, no New River Stadium, terá início com a entoação do Hino Nacional de Angola, seguido por um desfile das associações e organizações angolanas, figuras públicas e empresários, numa demonstração de união e diversidade. Durante o dia, o público poderá desfrutar de:actuação musical de artistas angolanos e africanos, exibição de danças tradicionais e contemporâneas, gastronomia angolana, atletismo e futebol (partida de futebol entre a Seleção da comunidade Angolana e a Seleção da comunidade de Cabo Verde).
    A actividade será ainda marcada por espaços de diálogo sobre o papel da diáspora e stands de associações e empresas comunitárias.

    O evento é organizado pela Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido (CAARU), uma plataforma que reúne diversas organizações angolanas espalhadas pelo território britânico.

    A CAARU escreve, em comunicado distribuído , que reafirma o seu compromisso com a promoção da cultura, da integração e do empoderamento da comunidade angolana no Reino Unido.