Cerca de duas centenas de angolanos radicados na Irlanda juntaram-se no sábado, 15 de Novembro, em Dublin, para festejar os 50 anos da Independência Nacional .
Cultura, gastronomia angolana e um convívio fraterno marcaram a celebração , organizada pela Confederação das Comunidades Angolanas na Irlanda.
Ao som do Hino Nacional, muitos angolanos sentiram-se conectados com a Pátria.
Vibrando na batida do semba e da kizomba, cidadãos de outras nacionalidades , nomeadamente, emigrantes da Nigéria, do Brasil, Polónia , Congo, e Irlandeses, amigos de Angola, saudaram durante a confraternização o Dia da Independência Nacional.
O líder da Confederação das Comunidades Angolanas na Irlanda, António Manuel, aproveitou o momento para apelar à união e coesão dos angolanos naquele país europeu, que através de actividades culturais e desportivas vão se integrando e praticando a solidariedade.
Solicitou aos que já vivem há muito tempo na Irlanda no sentido de ajudarem os que chegam, maioritariamente de Portugal, a inserirem-se e a procederem ao registo consular.
António Manuel agradeceu o apoio prestado pela Embaixada de Angola no Reino Unido que tem jurisdição sobre a Irlanda , para a realização da actividade que também contou com membros da comunidade angolana residentes na Irlanda do Norte, e de Londres.