• CAARU apresenta-se formalmente ao Embaixador de Angola no Reino Unido


    Londres , 18/07/2025- O presidente da Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido ( CAARU), José Utóla, entregou hoje (18/07) a Carta de Apresentação da sua organização ao Embaixador José Patrício.

    No encontro mantido na Missão Diplomática de Angola em Londres, José Utóla apresentou os projectos e acções desenvolvidas pela CAARU que actua como ponte entre as comunidades e as instituições, tanto britânicas como angolanas, promovendo parcerias e iniciativas que contribuem para o bem-estar e progresso dos seus associados e não só. Entre as acções, destaca-se a organização do Dia da Comunidade Angolana no Reino Unido, promoção de actividades culturais e educativas e a defesa dos direitos dos cidadãos angolanos na diáspora.

    Na audiência, o líder comunitário apontou a criação da Casa de Angola em Londres como um dos projectos que a associação quer ver materializado com o apoio da Embaixada e do Ministério da Cultura.

    A preocupação foi registada pelo Embaixador que prometeu trabalhar com o Ministério da Cultura e com a confederação comunitária para a realização desta iniciativa.

    José Patrício reiterou a sua aposta numa agenda de proximidade, diálogo e de comunhão com a comunidade angolana no Reino Unido da Grã Bretanha, Irlanda do Norte e na Irlanda.

    Referiu que “falar a uma só voz facilita o trabalho de proximidade com as associações comunitárias, seguindo uma agenda comum: promover Angola”.

    O diplomata voltou a convidar as associações comunitárias a abraçar o programa de celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional.

    A Confederação das Associações Angolanas no Reino Unido (CAARU) é uma entidade criada em 2019 com o objectivo de promover a unidade, a representatividade e o fortalecimento das comunidades angolanas residentes no Reino Unido. Congrega 7 das 10 associações no activo da comunidade angolana em terras de Sua Majestade.

    Estima-se que no Reino Unido estejam actualmente a residir mais de 40 mil angolanos.