• BANCO MUNDIAL


    Projectos financiados em Angola ronda os cinco mil milhões de dólares

    A carteira de projectos financiados pelo Banco Mundial em Angola atingiu neste momento cerca de cinco mil milhões de dólares, com um aumento anual de aproximadamente 1.2 mil milhões desde 2022.

    Os dados foram avançados esta quinta-feira, 23 de Julho, pelo director executivo sénior do Banco Mundial (BM), Axel Van Trotsenburg, recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, em Luanda.

    Em declarações à imprensa, o responsável referiu que apresentou a carteira de projectos financiados pelo BM em Angola e reafirmou o compromisso da instituição em continuar a apoiar o Governo angolano em diferentes projectos.

    “Reiteramos o nosso comprometimento, não somente através do investimento, mas também através de trabalho analítico e assistência técnica, bem como através do apoio ao sector privado”, salientou.

    Axel Van Trotsenburg disse ainda que a relação com Angola é forte e agradeceu o Governo angolano por considerar o Banco Mundial um parceiro-chave para o desenvolvimento.

    “Nós temos diferentes tipos de engajamentos, como por exemplo, a garantia que o Grupo Banco Mundial está a prestar, no âmbito do projecto BITA, que tive a oportunidade de visitar ontem (terça-feira)”, apontou o responsável.

    Logo após este encontro, o Chefe de Estado, João Lourenço, concedeu também audiência ao presidente da ⁠Empresa egípcia Arab Contractors, Ahmed Elassar, que não prestou declarações aos jornalistas à saída do Palácio Presidencial.