Londres,24/11/2025-Angola procura aprofundar a sua cooperação com a Organização Marítima Internacional (OMI), em diversas áreas vitais para o progresso contínuo do País.
A aposta foi defendida hoje, pelo secretário de Estado para os sectores de Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, quando discursava na 34ª Assembleia Geral da OMI, que decorre em Londres , desde esta segunda-feira até 3 de Dezembro.
Rui Carreira disse que Angola pretende reforçar a administração marítima e adaptar plenamente a sua legislação aos instrumentos da OMI e promover a modernização digital através de ferramentas como a Janela Única Marítima.
Acrescentou que esta ainda nos planos das autoridades angolanas reforçar a segurança marítima através da melhoria dos auxílios à navegação, da capacidade de busca e salvamento, da monitorização das embarcações e do controlo do Estado do porto, reforçar a segurança marítima através de uma maior coordenação entre as nossas instituições nacionais e no Golfo da Guiné.
“ Pretendemos aumentar a nossa capacidade de prevenir e responder à poluição e proteger o nosso ambiente marinho; e desenvolver as competências técnicas necessárias para enfrentar os desafios emergentes, incluindo as embarcações autónomas, a transição energética e a descarbonização do transporte marítimo global”, referiu.
Durante a sua intervenção, o governante reafirmou o compromisso de Angola com a OMI e com a implementação efectiva das suas Convenções.
“O nosso Governo está a promover reformas importantes para reforçar o sector marítimo e portuário, de modo a que este possa apoiar melhor a navegação segura, o comércio eficiente e a protecção ambiental”, declarou.
Rui Carreira anunciou que no início deste mês, de 3 a 10 de Novembro, Angola concluiu com sucesso a Auditoria de Estado-Membro da OMI (IMSAS).
À margem da sessão, o secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, manteve encontros bilaterais com delegações da Arábia Saudita e do Qatar, e tem igualmente outras reuniões com comitivas do Reino Unido, Nigéria, Qatar, Singapura, Itália, Moçambique, Espanha, Egipto e da África do Sul.
A agenda do secretário de Estado reserva para amanhã um encontro com o secretário-geral da OMI, Arsénio Velasco.
Rui Carreira está a frente da comitiva angolana que participa no evento, acompanhado da PCA da Agência Marítima de Angola, Anisabel Costa, do PCA do Porto de Luanda, Alberto Bengue, e de técnicos do Ministério dos Transportes.
O embaixador de Angola no Reino Unido e Irlanda, José Patrício, que integra a delegação, participa na sessão na qualidade de representante do nosso País na Organização Marítima Internacional.