• 50 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA CELEBRADOS EM LONDRES


    Londres , 07/11/2025- A Realizou-se hoje, 07 de Novembro, no Centro de Conferências “Queen Elizabeth II”, no coração de Londres, a cerimónia de celebração oficial ( antecipada) do quinquagésimo aniversário da independência nacional.

    Na sua intervenção durante o acto , na qualidade de anfitrião , o Embaixador de Angola no Reino Unido, José Patrício, destacou os ganhos que o país registou durante o seu percurso , desde a proclamação da independência até aos dias de hoje, com realce para a construção de hospitais, infraestruturas de impacto económico, diversificação da economia, e a estabilidade política.

    O diplomata angolano citou como ganhos dos 50 anos da Independência no plano económico, o novo Aeroporto Internacional “ Dr. António Agostinho Neto” e o Corredor do Lobito - como uma alternativa estratégica para a maximização e promoção do comércio e a integração económica entre Angola, RDC e Zâmbia.

    José Patrício assinalou o facto de o Reino Unido se ter tornado como um dos maiores contribuintes para “o nosso crescimento e desenvolvimento”, e referiu que Angola vai continuar a ser um Estado africano respeitado e credível e que honra o seus compromissos internacionais.

    Enfatizou que “a diplomacia e a cooperação internacional mantêm-se como pilares fundamentais da nossa independência” e que os laços duradouros entre Angola e o Reino Unido reflectem uma relação construída com base no respeito mútuo, na harmonia e no progresso partilhado.

    Por seu turno, em representação do Governo britânico , a Directora para África Central e Subsaariana e Enviada Especial para a Região dos Grandes Lagos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Tiffany Sadler, sublinhou que o seu país vai continuar a apostar no desenvolvimento de Angola.

    “ O Reino Unido ultrapassou a China e é hoje o maior credor de Angola, estando nos últimos tempos a financiar a construção de hospitais e tem participação activa no projecto “ Corredor do Lobito”, disse.

    A Embaixadora Tiffany Sadler destacou também, na sua intervenção, o facto de o Reino Unido estar a apoiar o Governo angolano no combate à corrupção, através do repatriamento de capitais desviados de Angola para a Grã Bretanha .

    Saudou o regresso da petrolífera britânica Shell ao mercado angolano e reiterou o interesse permanente no sector dos petróleos e dos recursos minerais , através da intervenção da BP, que detém 50 % das acções da companhia Azzule, e da participação da De Beers na exploração de diamantes em Angola.

    A celebração contou com uma intervenção cultural, marcada com a actuação do grupo de dança tradicional de angolanos radicados nos Estados Unidos da América, Batoto Yetu, do músico angolano Biúra, e de um desfile de modelos com trajes tradicionais das 21 províncias do país, com a participação da Miss Universo 2011, Leila Lopes , residente em Londres .

    A cerimónia oficial que marcou a celebração dos 50 anos da Independência Nacional, organizada pela Embaixada e pelo Consulado Geral de Angola em Londres teve a participação de membros do Governo britânico , membros do Corpo Diplomático, diplomatas angolanos e representantes da comunidade, além de empresários, agentes culturais, representantes de think thanks .

    Entre os presentes , também estiveram a Directora Executiva do Banco da Inglaterra, Afu Kyei, o ex-presidente da UNITA , Isaías Samakuva , e do representante da mesma formação política em Londres.

    Neste sábado, o Embaixador José Patrício e diplomatas convivem com membros da comunidade angolana no Reino Unido da Grã Bretanha e na Irlanda.

    A confraternização, à maneira angolana, enquadrada igualmente nos festejos dos 50 anos da Independência Nacional, servirá também para a apresentação dos vencedores do concurso de poesia, contos e desenhos , com o tema “ liberdade “, nas categorias infantil e juvenil.